Tempo em Setubal

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Navio Escola «Sagres» Comemora Hoje o Seu 50º Aniversário









A 8 de Fevereiro de 1962...
"Sagres” entra ao serviço da Marinha portuguesa

Perto de oito mil pessoas visitaram, durante o último fim-de-semana, em Lisboa, a mais popular dasembarcações da Marinha portuguesa.
As visitas ao navio-escola “Sagres” foram promovidas para assinalar o cinquentenário da entrada ao serviço da embarcação, construída em 1937, nos estaleiros da Blom & Voss, em Hamburgo.
“Albert Leo Schlageter” foi o nome dado ao barcoque, durante a II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos da América.
Vendido, depois, à Marinha do Brasil, que lhe deu o nome de “Guanabara”, seria comprado por Portugal, em 1961, pela quantia de 150 mil dólares.
O barco foi adquirido para substituir a “Sagres II”, pelo que, por vezes, é designado por “Sagres III”.
O primeiro “Sagres” foi uma corveta em madeira, construída em 1858, em Inglaterra. Fundeada no Douro, serviu como navio-escola nos últimos anos do séc. XIX.
A 8 de Fevereiro de 1962 - faz, hoje 50 anos -, foi, pela primeira vez, içada na “Sagres” a bandeira portuguesa.
O momento assinalou a entrada do barco ao serviço da Marinha. Era seu comandante o Almirante Silva Horta.
Desde aí, a “Sagres”, utilizada no treino de cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa, tem servido, também, como representante da Marinha e de Portugal.
Neste meio século, a embarcação cumpriu mais de 150 viagens, três voltas ao mundo, com passagem por 60 países, 385 visitas a portos e cerca de 600 mil milhas navegadas.

1 comentário:

Alex disse...

Estou positivamente surpreendida. Parece que este blog está a começar a mexer!!! Gostei do artigo sobre o Sagres, um belíssimo navio! Beijinhos

WWW.STEPBYSTEP-RICKYNET.BLOGSPOT.COM

WWW.STEPBYSTEP-RICKYNET.BLOGSPOT.COM
VISITE-NOS!!
Powered By Blogger