Tempo em Setubal

sábado, 26 de maio de 2012

Campanha de Recolha em Supermercados: 26 e 27 de Maio de 2012




“Maior do que a crise que nos bate à porta, é a solidariedade dos portugueses”. Bancos Alimentares em nova campanha de recolha de alimentos
Os Bancos Alimentares Contra a Fome querem mostrar que a solidariedade dos portugueses é ainda maior que a crise que atravessam e volta a apelar à generosidade do público, através de mais uma campanha de recolha de alimentos, que irá decorrer já este fim-de-semana, nos dias 26 e 27 de Maio.

Presente em 19 regiões do país (Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Abrantes, Setúbal, S. Miguel, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Terceira, Beja), a campanha conta com a colaboração de mais de 37.000 voluntários. Devidamente identificados, estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se, mais uma vez, a uma causa que já conhecem, através de um donativo alimentar.

A par da campanha de recolha de alimentos na “rua”, o Banco Alimentar disponibiliza ainda uma plataforma electrónica em www.alimentestaideia.net para a compra e realização de donativos em alimentos, sem necessidade de deslocação aos estabelecimentos comerciais. “Alimente esta ideia… agora também online” é um portal inovador introduzido no último ano, com o objectivo de oferecer uma maior comodidade e acessibilidade àqueles que queiram ajudar.

Num contexto de dificuldade, maior solidariedade

Com o slogan “Maior do que a crise que nos bate à porta, é a solidariedade dos portugueses”, os Bancos Alimentares desafiam os portugueses e o país, colocando à prova a sua solidariedade num momento de grandes dificuldades e necessidades.
Famílias, desempregados, crianças e idosos são os mais afectados pela crise económica, contribuindo para aumentar exponencialmente os pedidos de apoio que chegam aos Bancos Alimentares Contra a Fome e a necessidade de alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam.

“Contamos com cada um para, individualmente, contribuir para este projecto comum que procura minorar as carências de muitas famílias portuguesas. Doar alguns alimentos pode ser um pequeno gesto individual que assume um grande impacto quando visto globalmente à luz da campanha”, realça o Banco Alimentar Contra a Fome.

Recolha local para uma campanha nacional

Durante o fim-de-semana de 26 e 27 de Maio, a campanha decorre nos moldes habituais: enquanto alguns voluntários, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais, outros ajudam no transporte e arrumação dos alimentos noas armazéns dos dezanove Bancos Alimentares em actividade.

Participar na campanha é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares – de preferência produtos não perecíveis (leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas, etc). – para partilhar com quem mais precisa.

No final, o resultado é distribuído localmente – ainda com recurso ao voluntariado – a pessoas com carências alimentares, por intermédio de mais de 2.100 instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano. Este é um modelo de intervenção integrada, que permite uma maior proximidade entre quem dá e quem recebe, no contexto de um trabalho conjunto para a inclusão social.

Só em 2011, foram recolhidos cerca de 30 251 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 42,3 milhões de euros), num movimento médio de 121 toneladas por dia útil. No global, no último ano foram ajudadas mais de 337.500 pessoas, de acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Campanha "Ajuda Vale"

Em simultâneo com a campanha tradicional de recolha vai ainda decorrer até 3 de Junho a campanha "Ajuda Vale", em todas as lojas das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce.

Nesses estabelecimentos serão disponibilizados, em suportes próprios, vales de produtos seleccionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Através desta nova modalidade, cuja execução será auditada externamente, os Bancos Alimentares Contra a Fome conseguirão chegar à quase totalidade das localidades do País, promovendo ainda mais uma lógica de proximidade e de facilidade de contributo.

_________________________________________
Para mais informações sobre a campanha, contactar:
Banco Alimentar Contra a Fome: 91 900 02 63 - 21 364 96 55 -

Sem comentários:

WWW.STEPBYSTEP-RICKYNET.BLOGSPOT.COM

WWW.STEPBYSTEP-RICKYNET.BLOGSPOT.COM
VISITE-NOS!!
Powered By Blogger